Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doutor, você conhece sua energia?

"Espera-se que você pratique o bem, e não que apresente desculpas."

Ralph Emerson

Nunca o médico teve tanto poder em suas mãos para catalisar transformações no ambiente ao seu redor, seja ele sua pequena área de atuação, no consultório por exemplo, ou nos corredores das esferas de poder no âmbito público ou privado. E as razões para isso são muito simples. 
A dimensão da palavra saúde ultimamente vem se revestindo de significados novos e muitas vezes confusos, integrada agora ao glossário dos gestores e executivos no negócio saúde (ou doença, dependendo do ponto de vista). Mas o seu real significado, dentro de um contexto purista e ao mesmo tempo plural, atravessa a necessidade de significação frequentemente imposta pelos discursos para se situar exatamente aonde deve ser destacada: na boa prática do cotidiano.
Assim sendo, quero homenagear meus colegas desta profissão que dificilmente deixará de exercer seu encanto para quem faz dela seu mister, mesmo naqueles que se julgam desiludidos com tantas regras de mercado e aviltamento do seu trabalho.
Mas essa é a nossa realidade, a realidade de um país que tenta melhorar, e de um povo, em sua imensa e esmagadora maioria, que muitas vezes se satisfaz apenas com um sorriso do doutor. Não nos furtemos de distribuir essa energia que nem sequer desconfiamos que temos. E vamos utilizá-la para o bem, não importa onde, quando e como.
Porque, convenhamos, que pagamento melhor podemos ter quando vemos que nosso conhecimento trouxe um alento, uma esperança ou uma gratidão sincera de um ser humano?
Pequenas atitudes somadas podem convergir em grandes transformações. Vamos tentar fazer o melhor ou vamos nos desculpar?
Parabéns a todos os médicos no seu dia, e em todos os dias.

Nenhum comentário: